quinta-feira, 24 de outubro de 2013

GOMA MISSO



Aqui temos brócolos ao molho de goma-misso, oniguiri de arroz integral, cestinha de massa com tofu e a conserva de legumes que já vos ensinei.


É um molho delicioso e muito nutritivo que pode ser utilizado para barrar pão, bolachas, etc, como também pode ser aplicado a acompanhar legumes.
Por exemplo, brócolos escaldados ao goma misso;
 cenoura refogada ao molho de goma misso.

O molho torna o prato dos legumes mais forte no sentido de nutrientes e de saciação.

Mas de que é composto este molho?
É essencialmente composto por miso e tahin.

Mas e o que é miso e tahin?
O miso é uma pasta feita à base de soja fermentada, que é mais comummente utilizado na confeção de sopas – “missoshiro”, mas que também se pode aplicar sobre muitas outras formas. Veja mais em http://conversasnutritivas.blogspot.pt/2013/09/sopa-de-misso-ao-pequeno-almoco.html

O tahin é uma manteiga de sésamo -  umas pequenas e muito nutritivas sementes que estão muito na moda.
Mas alerto-vos que estas só são absorvidas pelo nosso organismo se forem moídas, caso contrário serão expelidas inteiras pelo organismo sem termos qualquer proveito das mesmas.
Por isso deve ser consumidas sob a forma de tahin, de gomásio (falaremos outro dia)


Vamos lá então à receita do molho:

GOMA-MISSO

1 colher de sopa de tahin
1 colher de sopa de misso
Qb de Caldo de alga, caldo de legumes  ou água
Num recipiente dissolver as duas pastas com a ajuda do caldo até ficar um creme que pode ser mais espesso ou mais liquido consoante o desejado.
Se for para barrar, aconselho que seja mais espesso e pode ser guardado no frigorífico numa caixinha, mas aconselho a que não o façam em grandes quantidades para não se deteriorar.
Nota: Se não tiver miso, pode se usar shoyu, molho de soja mas atenção que fica mais liquido por isso use menos caldo.


Desejo-vos um Apetite Vitalizante

Palucha
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