segunda-feira, 21 de outubro de 2013

“EXCESSO DE PROTEÍNA TRANSFORMA-SE EM GORDURA !!!"



“Excesso de proteína transforma-se em gordura”!
Esta foi uma das frases marcantes que escutei na palestra de Edgar Borja, personal treinar, sobre o tema:
            “Como transformar gordura em músculo?” e que se realizou na Policlínica da Malveira (veja em: https://www.facebook.com/policlinicadamalveira?fref=ts), uma clínica com o seu “Q” de originalidade, na decoração, no chazinho servido em chávenas lindérrimas, na forma de atender, no seu marketing e no seu conceito muito próprio de “poli”.

“Elegância ente Migalhas” é o mote para as várias palestras que são dadas mensalmente, a do mês passado foi de “Astrologia Relacional”, apresentada por Rute Ferreira (da qual também já falei).
“O corpo é inteligente, adapta-se às circunstâncias, e armazena a gordura que ingerimos, pois que um dia podemos precisar dela.
Mas se não a queimamos, até nos órgãos, nos músculos e nas células (triglicéridos) elas se alojam “– Esta foi mais uma das lições de Edgar.

“Quando treinamos arduamente agredimos os músculos por isso precisamos de bons alimentos, nutrientes para os reconstruir; precisamos de tempo de descanso para recuperar; de tempo de recuperação, de regenerar e fortalecer ainda mais os músculos, aumentando assim a massa muscular e diminuindo a percentagem gordura no organismo”.

Estas poucas frases confirmam que devemos viver e pensar de forma global, unir a mente ao corpo, o exercício à alimentação.
Por exemplo, o cérebro e os olhos são alimentados de açúcar, mas não de açúcar da cana e sim da glicose que o próprio corpo transmuta, por isso devemos selecionar os ingredientes que comemos e perceber que uma grande parte dos alimentos têm açúcar na sua composição como a cenoura e a cebola, nos cereais, etc e tal.
Se soubermos elaborá-los de forma a realçar o seu sabor adocicado, se optarmos por um sal de qualidade, não refinado/quimicalizado, não sentimos tanta necessidade de ingerir doces e vamos nos sentir mais nutridos e com mais energia.
Se queremos um adoçante, então recomendo as geleias de arroz ou de quinoa e muito esporadicamente o açúcar mascavado.

Para quem não sabe, o açúcar corrói o organismo, rouba ao corpo os sai minerais, a massa óssea, vicia, deprime …. (saber mais em “Sugar Blues” http://minigifs.no.sapo.pt/Sugar_Blues.pdf).

Claro que se eu estou aqui a relatar a palestra é porque as minhas iguarias serviram de complemento/exemplo duma boa alimentação, forrado as barriguinhas de quem se deliciou com tanta informação  e boa comidinha Vitais para a nossa qualidade de vida.
Seguem-se os testemunhos fotográficos deste evento e aguardo a palestra do próximo mês.

Saudações Nutritivas

Palucha
















Sem comentários: