domingo, 19 de janeiro de 2014

SHOYU QUAL O MELHOR? E OUTRAS DICAS


O shoyu é um dos derivados da soja, de origem oriental, que substitui o sal e é muito utilizado na alimentação natural em geral.
Segundo Francisco Varatojo “O molho de soja ,Shoyu ,  é um tempero básico em todo o Oriente e na culinária natural e pode ser usado em sopas, massas, vegetais, feijões, algas. O seu sabor subtil combina bem com sabores doces, picantes ou ácidos.
O Shoyu é produzido a partir do feijão soja, trigo e sal marinho que são fermentados e envelhecidos em barricas de madeira. O Shoyu comercial é de uma qualidade muito inferior porque é envelhecido artificialmente e produzido a partir de ingredientes de qualidade inferior. Este deve ser utilizado na culinária, e só excepcionalmente à mesa. Ajuda a digerir os cereais integrais e os vegetais; tem uma enorme quantidade de proteína, minerais e vitaminas do grupo B e é frequentemente utilizado em remédios que alivia a fadiga e neutraliza uma condição demasiado ácida.”
 Em http://www.e-macrobiotica.com/imp/artigos/alimentacao/condimentos

Assim,  devemos evitar consumir marcas baratas e dar preferência por marcas vendidas em lojas ou setores de produtos naturais e se possível optar por shoyu biológico.
Mas mesmo sendo um shoyu natural, muitas vezes este escurece a comida, então aqui vai outra dica:
250ml de shoyu
250ml de água
1 colher de sopa de sal
Colocar numa panela ao lume a água.
Quando ela ferver colocar o sal e deixe-a ao lume até que o sal se dissolva.
Apague o lume e coloque o shoyu misturando e deixe arrefecer para poder engarrafar.
Com este processo também poupamos dinheiro pois que duplicamos a quantidade de shoyu.

Mais uma dica, desta vez para os celíacos: nem todo o shoyu é livre de gluten, alguns levam trigo no processo de fermentação (obrigada Carmen L Vilanova pela sua lembrança).
Mas também aconselho a que tem alergia ao gluten que faça uma orientação alimentar macrobiótica pois que no fundo esta alergia é consequência duma grande intoxicação alimentar que pode ser corrigida com certos cuidados e tempo.

Bom e Vitalizante Apetite

Palucha

Sem comentários: